sábado, 2 de junho de 2012

Em Pernambuco, Começam as obras do elevado em Ouro Preto, Olinda

17/05/2012 - Grande Recife

Começou as obras de construção do elevado de Ouro Preto. A intervenção está integrada ao Corredor Exclusivo de Ônibus Norte Sul, eixo que saí do Terminal Integrado de Igarassu e vai até o TI de Joana Bezerra, com bifurcação para o centro do Recife e faz parte do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (PROMOB), responsável pela implantação de 100 km de corredores exclusivos do Transporte Rápido por Ônibus (TRO), na Região Metropolitana do Recife, que serão entregues até julho de 2013. O início da intervenção será marcada pela visita do secretário das Cidades, Danilo Cabral, às 10h30, no local.

O viaduto tem a finalidade de eliminar o semáforo de entrada para o bairro de Ouro Preto, fazendo com que os ônibus do TRO não parem no cruzamento existente. O empreendimento terá quatro faixas, sendo duas pistas para o Transporte Rápido por Ônibus (uma no sentido Recife-Paulista e outra no sentido Paulista-Recife) e outras duas pistas para o tráfego misto (ambas no sentido Paulista-Recife). O empreendimento tem extensão de 360 m e largura de 15 m. A previsão é que a obra seja concluída em nove meses. Além do equipamento, duas estações de embarque e desembarque de passageiros serão construídas no trecho.. 

O Secretário aproveita para vistoriar as obras dos viadutos dos Bultrins, há um km do local. Os viadutos estão sendo construídos para facilitar o trânsito para o tráfego misto da área, priorizando o transporte individual. No local, foi montada uma estrutura para a construção do empreendimento que caminha de forma acelerada com o apoio de tecnologia de ponta, utilizando máquinas e profissionais especializados para o procedimento. A intervenção está em um momento importante que começa de forma mais acelerada a partir da instalação das vigas e pilares. 

As obras acontecem de forma acelerada. Está sendo feito no canteiro de obras todo o material para a construção dos viadutos que permitirão maior mobilidade aos usuários de ônibus da Região Metropolitana do Recife. A confecção das peças no próprio canteiro torna ágil a instalação dos componentes arquitetônicos com a redução no deslocamento do material de infraestrutura que, geralmente, é produzido fora da cidade e levado para montagem na área de intervenção. 

Detalhes dos viadutos nos Bultrins: Para o Viaduto Oeste, erguido exclusivamente para a passagem dos veículos do Transporte Rápido por Ônibus, atendendo os sentidos Recife e Paulista, serão investidos R$ 9,2 milhões. Este terá uma extensão de 560 m. Já no viaduto leste, que irá facilitar o trânsito misto, serão investidos R$ 7,4 milhões. Este último contará com duas pistas apenas no sentido Recife/Paulista e terá uma extensão de 520 m. 

Mudança das paradas: O início das obras em Ouro Preto irá alterar o ponto de embarque e desembarque de 15 linhas que transitam no local. Essas paradas serão deslocadas para seis paradas provisórias, sendo três no sentido cidade/subúrbio e outras três no sentido subúrbio/cidade, localizadas no acostamento das vias (detalhes abaixo). O trânsito para o tráfego misto continuará funcionando normalmente. 

Os passageiros serão informados das mudanças por meio de cartazes fixados nos ônibus e nas paradas desativadas. Divulgadores também estarão no trecho em que a mudança será realizada distribuindo folhetos. Outras informações sobre o itinerário das linhas podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife, pelo telefone 0800 081 0158. 

Lista das linhas envolvidas na mudança: 
050 - PE-15/Boa Viagem 
907 - Paulista/Rio Doce 
909 - Paulista/Joana Bezerra 
913 - PE-15/Joana Bezerra 
915 - PE-15 
928 - Maranguape II (Bacurau) 
936 - Mirueira (Bacurau) 
940 - Abreu e Lima/Olinda 
946 – Igarassu (BR 101) 
956 – Igarassu (Bacurau) 
957 - Caetés I (Bacurau) 
967 - Igarassu (Sítio Histórico) 
976 – Paulista (Prefeitura) 
977 – Paulista (Cde. da Boa Vista) 
979 – Paulista (Rua do Sol) - Expresso 

Lista de paradas provisórias a serem implantadas: 
Sentido Bultrins/T.I da PE-15: 

1.Em frente ao Bar da Neidinha e Bar Veneza Brasileira; 

2.Entre a “Churrascaria Te Espero K” e o Luxus Hotel; 

3.Lado oposto ao “Cantinho da Saudade” (poste nº AO 05485). 

Sentido T.I da PE-15/Bultrins: 

1.Em frente à FACHO (poste AO 14214); 

2.Em frente ao imóvel nº 3256. Logo após a loja Clima de Moda; 

3.Em frente ao imóvel nº 2767A (poste nº AO 12511). Lado oposto a Autolinda 
Veículos. 

Obs: Todas as linhas param em todas as paradas em ambos os sentidos. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário