domingo, 12 de junho de 2011

Começa a construção da via mangue no Recife
domingo, 12 de junho de 2011

Foi lançada na manhã deste sábado (11)  a pedra fundamental da maior obra viária urbana realizada no Recife nos últimos 30 anos: a Via Mangue. O governador, Eduardo Campos; o prefeito do Recife, João da Costa, o ministro das Cidades, Mário Negromonte; e o senador Humberto Costa foram alguns dos que discursaram na Praça Abelardo Rijo, no Cabanga, Zona Sul. A Via Mangue, orçada em R$ 433,2 milhões, é um projeto desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal através do PAC Copa.
De acordo com o ministro das Cidades, Mário Negromonte, outro ponto interessante da obra é o cuidado com o meio ambiente. ˜Serão preservados mais de 200 hectares de mangue˜, comentou. "Vamos ressaltar uma parte de Boa Viagem que ninguém conhece porque fica atrás dos prédios, mas que é muito bonita", explicou João da Costa.

Caso não ocorram atrasos, a Via Mangue deverá ficar pronta em 30 meses, em setembro de 2013, nas vésperas da Copa do Mundo. "Queremos focar no cronograma da obra", disse o governador.
PROJETO - As obras terão início em dois pontos. O primeiro fica na Rua Imperial, próximo ao viaduto Capitão Temudo, e o segundo na Rua Antônio Falcão. A Via Mangue será composta por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro/Boa Viagem, terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37km. Esta obra engloba ainda a construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); duas alças de ligação, alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo.

http://www.flickr.com//photos/jconline2/sets/72157626813064147/show/

Será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km /h. Não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes e idosos. Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.

JC Online 12/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário