quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Via Mangue começa a sair do papel

28/9/2010

Folha de Pernambuco (PE)


Um dos mais importantes projetos viários da Cidade do Recife começa a se concretizar a partir de hoje, com o lançamento, no Diário Oficial do município, do edital de licitação para a construção da Via Mangue. A obra, que irá interligar a Ponte Paulo Guerra, no Pina, à avenida Antônio Falcão, em Boa Viagem, está orçada em aproximadamente R$ 430,7 milhões e faz parte da estruturação do Recife como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. A via é parte de um projeto que se iniciou com a construção do Túnel Josué de Castro, que liga a avenida Antônio de Góis com a rua República Árabe Unida. A implantação da passarela do Pina, a construção de três conjuntos habitacionais e ações de saneamento na área também fazem parte do pacote de obras do projeto. O processo de licitação deverá ser finalizado até dezembro.

O projeto contempla ainda a construção de uma ciclovia, de oito pontes, sendo cinco para preservar a vegetação nativa do manguezal que existe na área, dois viadutos sobre a rua Antônio Falcão e o alargamento da Ponte Paulo Guerra, com uma alça que fará a ligação até a via, num total de 4,5 quilômetros de extensão. As características do local serão de uma via expressa, com três faixas no sentido Boa Viagem /Pina e duas no sentido inverso, onde a velocidade média será de 60 quilômetros por hora e não irá possuir semáforos, nem cruzamentos de tráfego. Com isso, a Prefeitura já estuda a possibilidade de se criar um corredor exclusivo para ônibus na avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.

Para a Prefeitura, a obra também é uma opor tunidade de se criar postos de trabalho na construção civil. Estão estimadas a criação de 900 novas vagas, entre empregos diretos e indiretos, durante o andamento do projeto. Para a presidente da URB, Débora Mendes, esta obra é estratégica para o desenvolvimento econômico, social, turístico e ambiental da cidade. "Também é uma alternativa que criamos para as pessoas que precisam seguir do Pina para Boa Viagem, de maneira rápida, já que a via é a primeira expressa do município".

A viabilidade financeira é uma parceria entre a Prefeitura do Recife com o Governo Federal, através de recursos do FGTS e do Programa Pró-Transporte, que é vinculado ao PAC Copa do Mundo 2014. Além da parte viária, o projeto englo ba ações em saneamento integrado, com a implantação de rede de esgoto e estações ele vatórias, e também na área de habitação, com a construção de três habitacionais. Um deles, na Imbiribeira, já foi entregue e hoje, abriga 352 famílias. Os outros dois estão sendo construídos no Pina e receberão 640 famílias das comunidades Jardim Beira Rio, Beira Rio e Deus nos Acu da. A previsão é que esta etapa da Via Man gue tenha início em janeiro de 2011, com prazo de entrega de dois anos e meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário